quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O IMPÉRIO ROMANO NO SÉC. I d.C.





A CONQUISTA DE UM IMPÉRIO
Os romanos eram guerreiros e ambiciosos.
A partir da sua cidade - Roma iniciaram lutas contra os seus vizinhos e, a pouco e pouco, conquistaram a Península Itálica. Depois, quiseram dominar o comércio do Mar Mediterrâneo. Mas, para isso, tiveram que derrotar os Cartagineses.
Depois de muito tempo e de muitas guerras, os Romanos conseguiram conquistar todos os territórios à volta do Mar Mediterrâneo. Dominaram todos os povos que aí se encontravam, que passaram a obedecer às ordens do imperador. Formaram, assim, um grande império. Este era mantido em paz por um forte e disciplinado exército.

Vê se sabes...
1. Qual o nome da península onde Roma fica situada?
2. Os Romanos chamavam "Mare nostrum" (o nosso mar) ao mar Mediterrâneo. Explica porquê.

A PENÍNSULA IBÉRICA ROMANIZADA
  • A presença dos Romanos (desde o séc. I a. C. até ao séc. V d. C.) alterou o modo de vida dos habitantes da Península Ibérica. Os Romanos permaneceram mais de seiscentos anos e acabaram por se misturar com os seus povos locais. Por sua influência, os habitantes da Península mudam os seus hábitos, os seus usos e passaram a viver à maneira romana. Os povos da Península passaram a adoptaram os costumes e as tradições romanas, aprenderam a falar latim e seguiram novas leis.
  • A presença dos romana alterou também a paisagem. Construíram muitas cidades, seguindo o modelo de Roma. Tinham casas luxuosas, prédios que podiam chegar aos quatro andares, grandes edifícios públicos como teatros, termas, aquedutos e pontes. A esta mudança ou transformação dos modos de vida dos povos peninsulares feita pelos romanos chamamos romanização.

Em Portugal podemos encontrar vestígios dos romanos em muitos lugares, por exemplo, numa povoação perto de Coimbra, Conimbriga. Podes consultar as suas ruínas em http://www.conimbriga.pt/portugues/vr18.html.


- Resumindo, podemos enumerar algumas inovações trazidas pelos romanos para a Península Ibérica:

. numeração romana;
. novas culturas como a vinha e a oliveira;
. os romanos desenvolveram novos materiais de construção de confortáveis habitações, novos materiais de construção como os tijolos, os mosaicos e a telha de cerâmica; o chão revestiu-se com mosaicos com várias cores, as paredes cobriram-se com mármores, pinturas e colunas; nos pátios interiores havia jardins, repuxos, fontes e lagos.
. preocupações urbanísticas como o ordenamento das cidades, o abastecimento de água e os esgotos; construção de aquedutos.
. novas cidades com teatros, templos, balneários com água quente (termas), aquedutos, fóruns, monumentos;
. um novo tipo de casa, coberta de telha, jardins interiores, repuxos de água, mosaico a cobrir o chão;
. uso do latim como língua falada na Península e que está na base das línguas latinas (português, espanhol, francês, italiano, romeno);
. reconstruíram uma rede de estradas pavimentadas com grandes lajes de pedra e ladeadas por colunas cilíndricas - marcos miliários (pequena pedra ao alto, à margem de uma estrada, que indica a distância em relação ao ponto inicial dessa estrada);
. para atravessar os rios fizeram-se pontes que facilitavam o comércio e os contactos;
. exploraram-se minas como as de Aljustrel e da região de Vila Pouca de Aguiar;
. nas lojas vendiam-se cerâmicas, peixe salgado, cereais, óleos, perfumes, jóias e tecidos vindos de todo o império;
. tal como a agricultura, também o comércio se desenvolveu. Por esta razão, a moeda circulava, o que facilidava as trocas comerciais;
. os princípios do direito romano, composto por códigos de leis que influenciaram a nossa legislação actual. Para facilitar a administração e a aplicação das leis romanas, a Península foi dividida em províncias;
para saberes mais informações sobre o império romano podes visitar:

Vê o seguinte vídeo sobre os vestígios deixados pelos Romanos em Conimbriga:



Podes também fazer as seguintes actividades na Internet:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/4.romanos_quiz.htm

3 comentários:

Anónimo disse...

as comunidades recolectoras andavam sempre de um lado para o outro.
José Albano

Anónimo disse...

eu foi a este seu site : http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/5.4.htm
fis tudas as actividades e gostei muito de fafer o seu teste.beijocas
da bia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jaceveg disse...

Gostei muito do vídeo. Foi uma forma real, de conhecer as reminiscências de um império que se transformou em quase uma lenda na história da humanidade.