sexta-feira, 2 de novembro de 2007

As comunidades agro-pastoris

Há cerca de 15 milhões de anos o clima da Terra sofreu grandes alterações, tornando-se menos frio. Como consequência desta situação, surgiram novas plantas e novos animais.
Há cerca de 6 mil anos, os seres humanos que viviam na Península Ibérica começaram a cultivar os campos e domesticar os animais.
Esta prática da agricultura e da pastoricia fez com que estes povos se fixassem em determinados locais, porque já não precisavam de viajar em busca de alimentos. Além disso, era necessários esperar pelas colheitas e estar junto dos animais que criavam. Assim, os seres humanos deixaram de ser nómadas e passaram a ser sedentários, ou seja, a viver por longos períodos no mesmo local.
Construíram casas mais resistentes e formaram aldeias no alto dos montes. Estas ficaram conhecidas por castros ou citânias.
A prática da agricultura e da pastorícia levou a que os seres humanos criassem novos instrumentos e técnicas. Apareceram os machados, as enxadas, as foices e outros instrumentos, feitos em madeira, osso ou pedra polida. Mais tarde, surgem os instrumentos de metal, mais resistentes e eficazes.
Com a agricultura desenvolveram-se também outras actividades como a cestaria, a olaria, a tecelagem e a moagem de cereais.
Graças aos progressos da agricultura e da pastorícia as condições de vida das comunidades melhoraram: a alimentação tornou-se mais abundante e variada, diminuíram as doenças e as pessoas viviam mais tempo; isto contribuiu para um aumento da população.
Toda a vida destes seres humanos estava dependente das forças da Natureza. Assim, acreditavam que se agradassem à Deusa-Mãe Natureza, esta seria generosa e as colheitas abundantes, por isso, construíram-lhe grandes monumentos e estatuetas. Pensavam também que os seus antepassados os protegiam. Por esse motivo construíram grandes monumentos de pedra em honra dos mortos, como os menires, antas ou dólmenes e cromeleques.





















6 comentários:

Anónimo disse...

Eu comprendo,quer dizer não sei o que quer dizer Olaria.Tenho alguma dificuldade em distinguir os povos sedentários dos povos nomadas.Mas o resto acho(tenho a certeza)que entendo.
Beijos para a professora Ana Cristina.

Anónimo disse...

Querida prof. eu não compriendi o que é que quer dizer consruíra e olaria.
Mas de resto compriendo tudo.

BEIJOCAS DA SUA ALUNA PREFERIDA!!!LOL ;)

Anónimo disse...

o blogue está bem construido e criativa é uma nova fonte de imformação Aluno 5b Luis Paulo

Anónimo disse...

o blog está bem construido e é uma nova fonte de informaçao obrigado Aluno:5b , Luis Paulo N:15

Anónimo disse...

tirei as minhas duvidas com o seu blogue
ta muito fixe para quem adora historia beijos da sua aluna do 5b catarina

Anónimo disse...

muito obrigado era mesmo isto ke estava a precisar para os meus estudos