segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Os Legionários

Foi graças ao seu poderoso exército que os Romanos conseguiram dominar o seu grande império. O seu poder baseava--se na qualidade do armamento, na disciplina dos seus exércitos e na sua organização.
A legião era a unidade-base do exército: por isso, esses soldados chamavam-se legionários. As Legiões variavam entre os 4 mil e os oito mil homens. Para além dos soldados, há que contar com os inúmeros servos, escravos e seguidores que os acompanhavam. O Legionário era um soldado que usava um escudo rectangular de 1, 5m metros, uma armadura especial, um gládio, uma pilo, santálias de coro, um elmo e malha de ferro trançada. Cada legião exibia um estandarte, uma espécie de bandeira com o seu emblema próprio, encimado por uma águia de ouro e prata - símbolo de Roma. A importância do exército romano era tal que, sempre que as tropas se demoravam mais tempo num determinado local, formavam-se importantes povoações junto dos seus acampamentos.
A armadura dum legionário incluia um elmo (capacete), uma couraça (armadura para proteger o tronco), normalmente feitas de tiras de metal que protegia a parte superior do tronco. As armas habituais de um legionário eram a lança, um gládio (espada curta, robusta, de lâmina larga com dois gumes), um escudo rectangular e uma adaga (arma branca, de lâmina curta e com dois gumes). Combatiam de santálias, estas eram resistentes e pesadas. Tinham também uma sarcina (bolsa de carga) que tinha comida. Um soldado romano era submetido a rigorosos treinamentos; a disciplina era a base para o sucesso do exército. Os soldados romanos tinham muito cuidado com a apresentação e a higiene do corpo; andavam barbeados, usavam cabelo curto, vestiam túnicas e banhavam-se nos balneários. Eram constantemente treinados com armas e especialmente treinados em marchas, marchas forçadas com toda a carga que um soldado pudera carregar e em formação de guerra. Como já foi dito, a disciplina era muito importante nas legiões e quaisquer infrações eram severamente punidas pelos chefes, os centuriões.
Os Gladiadores
podes visitar:

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bem. Blog bem feito

Anónimo disse...

Sim percebi mais ou menos.
Maria Teresa Bernardo Monteiro
5A Nº18

Anónimo disse...

ENTENDI MELHOR A MATÉRIA E QUERO DIZER QUE GOSTEI DO TRABALHO QUE VOCÊ ORGANIZOU.
MÓNICA FILIPA FERREIRA SOARES
5ºA Nº20

Anónimo disse...

ENTENDI MELHOR A MATERIA .E QUERIA DIZER QUE GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO
MONICA SOARES
5 A N.20