sábado, 5 de abril de 2008

O Loudel de D. João I (veste militar que o rei usou na Batalha de Aljubarrota) que se encontra em exposição no Museu Alberto Sampaio - Guimarães

Este Museu foi criado em 1928, para guardar o espólio de extintas instituições religiosas locais então na posse do Estado, tendo sido aberto ao público em 1931. Situa-se no Centro Histórico de Guimarães e está instalado em edifícios de valor histórico e artístico que pertenceram à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, e que se desenvolvem em torno de um belíssimo claustro. No museu Alberto Sampaio vamos ver o loudel de D. João I, que data de 1385 (séc. XIV). É feito de linho, lã, seda e fio de ouro; tem uma altura de 98 cm e uma largura de 91 cm.
Esta peça de vestuário militar, chamada loudel, foi usada pelo rei D. João I na batalha de Aljubarrota, no dia 14 de Agosto de 1385.
Esta veste, que servia para proteger o corpo da aspereza da armadura e dos golpes dos inimigos, é constituída por uma série de camadas de pano de linho acolchoado com lã, sendo revestido por um tecido verde bordado com "rodas de ramos e escudos de S. Jorge".
O rei, D. João I que se tinha encomendado a Santa Maria da Oliveira para que o ajudasse a vencer os castelhanos na batalha de Aljubarrota, depois veio a Guimarães e em sinal de gratidão deixou-lhe entre outros dons esta veste real, o loudel. O loudel é uma das raras vestes militares do período medieval existentes no mundo. E, porque foi usada pelo rei D. João I numa batalha tão importante para a independência de Portugal, é considerada uma relíquia nacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

ESPÉTACULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







MÓNICA 5ºA