domingo, 6 de abril de 2008

Vamos ver o Tríptico da Natividade no Museu Alberto Sampaio



O Tríptico da Natividade, também conhecido por Tríptico Portugal, é proveniente da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e faz parte, actualmente, do espólio do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães.

Trata-se de uma peça de referência da ourivesaria portuguesa de finais do séc. XIV, inícios do séc. XV. Para além da excepcionalidade da sua execução técnica e dimensional (1330 x 1735 x 105 mm), a peça tem suscitado, ao longo dos anos, muitas questões relacionadas com o seu significado histórico.


Segundo a lenda, este tríptico foi oferecido a Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães, como sinal de agradecimento de D. João I de Portugal pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota. A peça teria pertencido a D. João I de Castela, podendo tratar-se, por este motivo, de um despojo de guerra.

D. João também ofereceu um tríptico de prata dourada à Nossa Senhora da Oliveira. O que é um tríptico? Sabes o que é? Aposto que não...
Tríptico quer dizer dividido em três partes: uma parte central, que é a maior, e duas laterais, que são mais pequenas. Os Trípticos eram usados para contar histórias. O tema central deste tríptico é o Nascimento de Jesus e por isso, diz-se: Tríptico da Natividade.)de prata dourada que representa o nascimento do menino Jesus. Tendo a Natividade (nascimento de Jesus Cristo). Este Tríptico possui várias cenas relacionadas com este episódio bíblico. No painel central está representada a Natividade e uma composição arquitectónica que ocupa metade da sua área. No volante esquerdo, a Anunciação à Virgem. O volante direito, de estrutura idêntica ao esquerdo, tem representadas a Anunciação aos Pastores e a Adoração dos reis magos. O verso de cada um dos volantes tem duas pinturas de feitura posterior.

2 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BONITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






MÓNICA 5ºA

Anónimo disse...

Bem que trabalheira que deve ter ao fazer isto mas... ta muito fixeee!!! porque e que eu nao sou assim... Bem parabens

Teresa 5A