segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Vem conhecer um Castelo




Como sabes, nesta época havia muitas guerras. Os reis chamavam os cavaleiros para que estes os ajudassem e recompensavam-nos pelos serviços prestados. Por vezes, entregavam-lhes terras para eles defenderem e povoarem. Normalmente, era necessário mandar construir um castelo para se defenderem.

Os castelos protegiam, com as suas muralhas, as populações dos ataques dos inimigos. Situavam-se sempre em sítios estratégicos, como, por exemplo, em pequenas elevações ou em locais onde os rios eram mais fáceis de atravessar.

UMA TORRE DE MENAGEM
Era a principal e a mais alta de um castelo. Podia servir de morada do rei, do senhor do castelo ou do alcaide e estava rodeada por grossas muralhas. Assim, quando os atacantes conseguiam entrar dentro do castelo, os defensores fechavam-se todos nessa torre e era aí que havia as reservas de alimentos e um poço cheio de água, chamado cisterna. A escada da torre era em espiral, a fim de dificultar a subida dos atacantes. O salão nobre, que aí ficava, era a maior e a mais movimentada sala do castelo. O salão nobre, que aí ficava, era a maior e a mais movimentada sala do castelo. Nos dias mais frios acendiam-se enormes lareiras onde crepitava o fogo, mas como não havia chaminés, a sala ficava cheia de um fumo sufocante e perigoso.

AS TORRES
Cada torre possuía duas entradas: a que ficava em baixo dava para o pátio interno ou praça de armas; a que ficava no alto só comunicava com o caminho da ronda.
OS TORREÕES
Eram as torres altas e largas que faziam a defesa do castelo.

A ILUMINAÇÃO INTERNA
As janelas eram protegidas com grades de ferro e forneciam, durante o dia, quase toda a iluminação. À noite, havia apenas a vaga luz da boca da lareira e, então, era necessário acender lamparinas e velas de sebo que eram, geralmente, colocadas nas consolas (peças salientes) inseridas nas paredes e que existiam ao redor de toda a sala.

ver o site:




Sem comentários: