segunda-feira, 7 de janeiro de 2008



D. Afonso Henriques saiu vencedor de várias lutas contra o rei de Leão e Castela. Por isso, em 1143, conseguiu negociar um acordo de paz - o tratado de Zamora - com o qual obteve a independência. Deixou, pois, de estar ao serviço daquele rei e de lhe obedecer. O Condado Portucalense tornou-se, assim, um reino - Portugal. Um reino é um território governado por um rei, e são muitas as tarefas que ele tem que desempenhar. Um rei também pode ser chamado monarca, por isso, dizemos que Portugal foi uma monarquia até 1910.
Mas, para que todos os reis da Europa aceitassem a monarquia portuguesa, ela precisava de ser reconhecida pela Papa - o chefe de todos os cristãos. Ora, só em 1179 o Papa considerou Portugal um reino independente. Para esta decisão foi importante a acção do nosso primeiro rei na luta contra os Mouros.

Funções do Rei
:
- Era o chefe dos exércitos;
- Fazia as leis;
- Governava o reino;
- Decidia da paz e da guerra;
- Aplicava a justiça.

COMBATES CONTRA OS MUÇULMANOS
No avanço para sul, D. Afonso Henriques tomou de assalto os castelos de Leiria e Santarém. A tomada de Lisboa era muito importante para avançar na reconquista cristã. Esta cidade era rica, tinha uma boa localização geográfica e estava fortemente defendida. Por isso, a sua conquista exigiu muitos homens, armas e até a ajuda dos cruzados (guerreiros cristãos vindos de vários reinos cristãos da Europa e que participavam em várias batalhas para combater os mouros).


TEXTO - A conquista de Lisboa aos Mouros
No dia 1 de Julho de 1147 montámos em volta de Lisboa as nossas tendas para cercar a cidade e conquistá-la aos mouros. Depois fizemos alguns assaltos às muralhas do castelo. Até ao dia 1 de Agosto fomos passando o tempo na construção de torres. Uma das nossas torres, quando era levada para o pé da muralha, foi queimada pelos inimigos.
Os Mouros, tendo juntado em cima das muralhas uma quantidade incrível de madeira com azeite, lançavam-na sobre a nossa máquina para a fazer arder. Outros, ainda, faziam cair sobre nós uma imensa quantidade de pedras.
Por cinco vezes tentámos escavar túneis para fazer cair a muralha, mas fomos sempre afastados e obrigados a recuar.
Os Mouros provocaram-nos muitos mortes. Mas com as catapultas e com as setas, também os castigámos.
Dentro do castelo a fome era cada vez maior, por isso, alguns mouros, às escondidas [...] vinham entregar-se aos nossos.
A 21 de Outubro, os mouros de Lisboa renderam-se aos cristãos.

Conquista de Lisboa aos Mouros, Narrações pelos Cruzados
Osberno e Arnulfo (Adaptado)


Lê o texto

PENSA E RESPONDE
1. Quando se iniciou o cerco de Lisboa?
2. Que construíram os Cristãos para assaltar o castelo dos Mouros?
3. Como se defenderam os Mouros?
4. Como planearam os cristãos derrubar as muralhas?
5. Que outras armas utilizavam ainda os Cristãos para atacar os Mouros?
6. Quanto tempo demorou o cerco a Lisboa?
7. Afinal, o que levou os Mouros a renderem-se?
Vai ao site:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/6.novo_reino_1_cloze.htm


1 comentário:

Anónimo disse...

prof. Ana Cristina nao lhe posso dar agora o questionário feito mas assim que possivel mandolhe-as feitas